Introdução
Lean Manufacturing ou Produção Enxuta é um método para aprimorar processos industriais e administrativos, fazendo cada vez mais, com menos. O pioneirismo ao Lean Thinking pode ser atribuído a Toyota que, logo após a Segunda Guerra Mundial, mostrou ao mundo que havia uma maneira melhor de organizar e gerir a relação de consumidores, a rede de fornecedores, o desenvolvimento de produtos e as operações de produção com o Sistema Toyota de Produção, o qual envolve os principais fundamentos do Lean Thinking como KanBan, Kaizen, 5s, Just-inTime,Heijunka e outros.
Aplicações do Lean Service
Foi através da aplicação do Lean Service que a empresa Taco Bell, uma das primeiras que se tem registro da aplicação do Lean, resolveu seus “tradeoffs” entre eficiência com operações de baixo custo e flexibilidade. A Jefferson Pilot Financial Company reduziu em 70% o tempo de processamento de uma solicitação, 26% os custos com mão-de-obra e 40% a ocorrência de erros. A LifeCare Hospital teve uma redução de 87% nas infecções por transfusão. A Fugitsu Services reduziu as chamadas referentes a queixas de clientes em 40% e especificamente para reclamações de mal funcionamento de impressoras em 80% de redução em 18 meses melhorando a satisfação dos clientes, redução de custos com envio de impressoras.
O Lean Service pode ser aplicado em toda e qualquer empresa, até mesmo em situações domésticas, basta ter bom senso, conhecimento e disciplina para sua aplicação. As principais aplicações são: Lean Health, Lean Logistics, Lean Public, Lean Financial, Lean Insurance e Lean Office. Estas aplicações incluem áreas como:
• Escritórios
• Serviços de Alimentação
• Hospitais
• Hotéis
• Concessionárias de Veículos
• Call Center
• Energética
• Revendas de Informática
• Gestão de Suprimentos
• Recepção e Atendimento
• Diagnóstico
• Serviço de Software
• Lojas de varejo
• Livrarias
• Logística
• Armazenamento
• Serviço público
• Manutenção de estradas
• Infraestrutura
• Transporte ferroviário
• Educação
• Bancos e setor financeiro
• Instalações mecânicas e elétricas
• Parques de diversões
• Consultorias de habitação
• Transporte aéreo de passageiros
• Serviços de seguros
• Empresa virtuais
• Cozinhas comerciais
• Consultorias em geral
Objetivos do Lean Manufacturing
O principal objetivo do Lean Manufacturing é criar grandes fluxos de valor, por categoria de produtos. Para atingir tal meta é necessário reduzir ao máximo 8 categorias de desperdícios. Essas categorias podem ser identificadas pelo Mapeamento do Fluxo de Valor. Depois disso, há diversas ferramentas que podem ser utilizadas para auxiliar na redução de desperdícios.
Produção Enxuta – Descubra quais são os 8 desperdícios Lean Manufacturing
Por definição contextualizada, desperdício é qualquer atividade que consome recursos, mas não cria valor para o cliente. Na maior parte dos fluxos de valor, as atividades que realmente criam valor para o cliente são poucas. Assim, a maior fonte potencial de melhoria de desempenho em uma empresa e melhoria do serviço ao cliente é eliminar o maior número possível de desperdícios. O Lean Thinking considera a existência de 8 desperdícios que devem ser reduzidos ou eliminados. São eles:
1. Superprodução
Processar mais ou antes do necessário:
• Comprar itens antes de serem necessários
• Processar um documento antes de uma análise prévia
• Produção excessiva de um produto
2. Movimentação
Movimentos desnecessários de pessoas para cumprir a tarefa:
• Operador de máquina precisando andar para buscar uma peça
• Operador precisa andar muito para buscar ferramenta
• Múltiplas idas dos operadores até o almoxarifado
• Departamentos dispersos em uma empresa (layout)
• Caminhadas para tirar copia, fax, almoxarifado enquanto
processa algo
3. Estoque
Mais suprimentos ou itens no processo do que o necessário:
• Caixas cheias
• Excesso de produtos
• Mais material de produção do que o necessário
• Excesso de equipamentos
• Produtos mantidos após virarem obsoletos
4. Transporte
Movimentos desnecessários de materiais (não pessoas):
• Múltiplas movimentações de material com a empilhadeira
• Transportar o material de um setor ao outro com empilhadeira por que os setores ficam longes um do outro
5. Tempo de Espera
Itens ou pessoas esperando no processo:
• Clientes esperando
• Documentos esperando por assinatura
• Novos funcionários esperando por treinamento
• Espera do transporte de material de um setor para outro
• Quedas de sistemas
6. Má utilização do capital Humano
Não utilizar completamente a capacidade das pessoas:
• Pessoas tratadas como robôs pelos líderes
• Não envolver as pessoas nos processos de melhorias
• Não dar a correta atribuição ou orientação as pessoas
• Trabalho desigual (não balancear carga)
7. Defeitos
Todo o erro que leva a um retrabalho:
• Erros de processos manuais
• Nome do cliente impresso errado no pedido
• Digitação errada
• Erro de produção
8. Superprocessamento
Esforços que não agregam valor ao cliente:
• Etapas redundantes no processo
• Múltiplas inspeções no processo
• Solicitações de clientes não definidas ou claras
• Tecnologia inadequada
Cada desperdício possui inúmeras ferramentas e formas para redução ou eliminação.
Que ferramentas posso utilizar para reduzir os desperdícios?
A maioria dessas ferramentas foram desenvolvidas no século 20, algumas até antes, mas a grande maioria é baseada em conceitos de produção. Aqui estão citadas apenas 11 delas:
1. Just-in-Time
2. KanBan
3. Produção em Fluxo
4. Fluxo de Uma só Peça
5. Tempo Tack
6. Heijunka
7. Kaizen
8. 5 Porquês
9. Poka-yoke
10. 5s
11. Gestão Visual